sexta-feira, 6 de abril de 2012


Páscoa, Peixes e Chocolates

"O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, 
isso é o que contamina o homem". (Mt. 15:11)




Esse fim de semana, Páscoa, é um daqueles em que as pessoas tentam se santificar por si mesmas. Para isso, a lenda de que comer peixes santifica e comer carnes contamina é disseminada em muitos lugares...

Outra lenda que tem sido repassada às gerações é a de que comer chocolates nesses dias de páscoa, é lei!

Conversando eu com alguns amigos nutricionistas, descobri que os peixes são muito bons para a saúde do ser humano, pois há nos peixes uma propriedade muito importante para o controle do colesterol ruim, o ômega3, que também é saudável para o cérebro. Quanto ao chocolate, quanto mais escuro e amargo for, mais saudável será, visto haver maior concentração de anti-oxidantes.

Nessa nossa geração, vemos as pessoas enlouquecidamente buscando o que comer sem ser contaminado pelo consumo das muitas calorias de muitas gorduras vegetais e animais, etc. De fato alimentar-se bem, é coisa boa. A obsessão por qualquer coisa é que pode ser demais nocivo à saúde.  

A preocupação com a saúde física, a qualquer preço, é absolutamente visível! O culto ao corpo vem sendo a cada dia uma constante em nossos dias.  
Não se mede esforços para buscar o corpo perfeito.  Academias de ginástica, indústrias de cosméticos, dentre outros produtos de beleza tem sido prioridades máximas no bolso de muita gente. Mas, essa prática, não nasceu nesse tempo, remonta de 2.500 a.C. na Grécia, com a tão famosa frase “mens sana, incorpore sano”.  Mente saudável em corpo são.  Isso, quando não exagerado é bom. Contudo, particularmente, penso, que, desde lá já esqueciam eles da valorização do espírito do homem a ser salvo do pecado pelo temor a Lei de Deus, e, logo após pela graça de Cristo, quando zerou a história, pascoando isso para uma nova história da humanidade.

Na Páscoa, aqui no Brasil, infelizmente, inventaram o logro de que comer animais na semana santa pode contaminar a alma. Nesse sentido, o impuro é aquele que come carne e puro é aquele que come peixes.  Comer chocolates, então, é obedecer à tradição do antigo império de Roma, sem ao menos se questionar se o coelho põe ovos ou não põe ovos.  Não importa! Segundo a lenda, comer ovos de páscoa, portanto, não contamina o corpo, nem a alma, desde que o consumo extremo de chocolates seja na Páscoa, tudo bem... Mas... Será mesmo?
Entretanto, sobre isso, o nosso Cordeiro Pascal (JESUS) não nos deixou dúvidas ou engano. Disse Ele:



"O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem". Mt. 15:11



Para nós cristãos, a pureza é muito importante.  Porém, não com peixes, chocolates, água ou lavagem de escadas... Somos puros apenas através do sangue de Cristo, o Cordeiro Santo de Israel. Quando Jesus se entregou na cruz para limpar para sempre a sujeira dos pecados da humanidade, foi morto por nós ali, e, no terceiro dia ressuscitou, ele é a verdadeira passagem  (páscoa) da terra para o céu para todos aqueles que Nele crerem.

Não se engane: O coelhinho é lindo, mas não põe ovos. O chocolate é gostoso, mas nada tem a ver com a travessia do Mar Vermelho. A água pura é boa para a saúde, mas não purifica o espírito.  A tradição é boa, mas não pode salvar a nossa alma. A semana pode até ser santa, mas a santidade é um estilo de vida para sempre!


NADA SUBSTITUI A CRUZ DE CRISTO!!

Feliz Páscoa de verdade para você e sua família!!

Pr. Claudinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário