domingo, 19 de outubro de 2014

Pastores de ovelhas

“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho”. (I Pedro 5:2-3).
Pastor não é somente aquele que prega, lidera ou conhece teologia. O bom pastor vai muito além deste chamado. O bom pastor é aquele que CUIDA das ovelhas DE CRISTO, cuida tanto da saúde espiritual quanto da saúde emocional.
O primeiro pastor de ovelhas (no campo) da história foi Adão, que ensinado por Deus, (Gn. 2:19), passou a ensinar a Abel a cuidar do rebanho (Gn. 4-2). Tanto Adão quanto Abel, tiveram um chamado e um aprendizado.  Ninguém nasce sabendo…
Jesus contextualizou sobre a missão e o respaldo de um pastor. Ele disse:
“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.” (João 10).
Aqui Jesus estava falando sobre autoridade. E, dissertou sobre a diferença entre pastores e mercenários. Na hora da verdade, os mercenários fogem dos lobos, e abandonam as ovelhas de Cristo (até as de casa) mas, o Bom Pastor as defende e as salva das feras escondidas.
Pastor não é aquele que “sabe tudo”, “que faz tudo” ou que “manda em tudo” na igreja. Que é “deus”, cheio de “poder” ou “alta patente”, que não falha”, que não sente, que não chora, que não sofre como a gente… Pastor é sobretudo aquele que se humilha para obedecer a Deus e execer a função mais baixa de todas as funções da terra. Ele tem autoridade, mas como Jesus ensinou, autoridade é serviço de Deus “conduzir” as ovelhas do rebanho (de Deus) aos lugares seguros, longe de lobos e de ursos…. E, TUDO COMEÇA NA SUA CASA. Pastorear com o auxílio e apoio de uma “varoa” ao seu lado é uma carga menos pesada para conduzir as ovelhas.
“Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada” (Gn. 2:18-23).
Apesar da tradição, e do orgulho de muitos homens da atualidade, engana-se o pastor que acha que NÃO precisa de ajuda. Todo pastor precisa de ajuda, tanto da família, como da igreja e, também de outros pastores ou de um conselho ou de uma ordem, enfim de uma equipe. Pastores também precisam aprender. Precisam receber conselhos. Enfim, pastor também é um ser humano, com necessidades espirituais e emocionais. Foi assim com Davi que precisou de Samuel, e também da amizade de Jônatas, sob os olhares de Deus. Sozinho nada se alcança. O reino de Deus é um reino de coletividade, pois é um reino de salvação.
Filhos, pastor não é um ‘rei’, nem é um “deus”. Pastor tb é gente, gente que sente como  gente! Mas, com uma função especial: dar o seu tempo em favor das ovelhas (de Deus).
Apesar de ser uma função humilde (biblicamente falando),  como escrito está, o pastor tem a honra de servir a Deus através de uma excelente obra. Um serviço inconfundível e verdadeiro.
“Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.” (I Tim. 3:1)… Estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. (I Tim. 3:10)… Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. (I Tim. 3;11).
Em casa, as ovelinhas de Cristo são como flechas poderosas a serem lançadas para o serviço do reino Dele.  São herança de Deus.
“Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.” (Sl. 127:3)
PASTORES, PARABÉNS PELO SEU TRABALHO!!
“Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.” (At. 20:28).
Ah, e lembre-se:  teólogo é teólogo, doutor é doutor, líder é líder, empresário é empresário, político é político, e pastor é pastor. Para ser 'promovido' a pastor (se é que isso exista) é necessário descer na escala de 'títulos'... (se é que isso existe também)...
A gente se vê por ai!… Até mais,
Claudinho Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário