segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O que é Relacionamento



O que é relacionamento 

A palavra relacionamento etimologicamente vem do latim relatio e significa em sua essência estabelecer uma ligação entre. Quando falamos em relacionamento, podemos logo pensar na "ligação" entre duas pessoas: mãe e filho, irmãos, parentes, amigos, namorados, colegas de escola, e em especial o relacionamento do ser humano com Deus.
O tema relacionamento é um oceano de conhecimento. Envolve estudo, observação e análise de vários lados para se conseguir uma visão do todo, porém nossa reflexão hoje vai se concentrar em apenas um dos aspectos.
Podemos assumir como verdade que a base do relacionamento envolve a convivência. E para a convivência ser benéfica é preciso existir boa comunicação e disposição para servir, e isso acontece através do tratamento que damos à outra parte. Convido você analisar comigo cada um desses elementos.
Comunicar-se não é simplesmente falar. Implica em enviar uma mensagem eficiente, isto é, transmitir aquilo que é necessário, e efetivamente transmitir uma mensagem no momento certo para a pessoa certa. É de suma importância que o receptor entenda claramente o que você quer transmitir. Esse processo é o que rege as boas comunicações em todas as esferas: profissional, social, pessoal e espiritual.
Ainda é preciso considerar no processo da comunicação a habilidade em saber ouvir com atenção o que o outro diz. Para isso, nosso Criador nos deu dois ouvidos e uma boca implicando que devemos concentrar esforços duas vezes mais no ouvir do que no falar. Seguir essas práticas é o primeiro passo para se relacionar verdadeiramente com alguém.
Contudo, existe um segundo elemento de fundamental interesse nos relacionamentos, a maneira como as pessoas se tratam, o que implica no quanto estamos dispostos a servir um ao outro. Não adianta nada você investir em palavras, ser um exímio comunicador, convincente, persuasivo, transmitir a informação que você deseja, se há falhas na área do tratamento, na execução do que se prega, em suas ações.
como-manter-um-relacionamentoDeus em Sua Palavra afirma categoricamente: "Ame o seu próximo, como a si mesmo" e "tudo quanto, pois quereis que os outros vos faça, assim fazei-o vós também a eles." (Mateus 7:12) Perceba que na orientação de Deus para os relacionamentos humanos está o objeto da ação: ame e faça, que podem ser codificados como servir ao próximo.
Porém, para que o servir seja aceito pelo outro, depende muito de como você se ama primeiramente. Em outras palavras, se você tem pouco amor por você, é provável que projete isso nos seus relacionamentos, uma vez que tratamos os outros como achamos que devemos ser tratados, pelo valor que acreditamos possuir.
Em um relacionamento você pode tratar muito mal (servir pouco ou não servir) ou muito bem (servir com disposição) os outros, e aqui é que mora o perigo.Para entender melhor a conotação desse perigo, há uma teoria que gosto bastante e quero compartilhar com vocês: "as contas bancárias relacionais".
Segundo a teoria, ao nos relacionarmos com cada pessoa, mantemos uma conta bancária com ela. E nessa conta relacional são feitos depósitos e retiradas. Todavia, quem determina os depósitos e retiradas, não é você, é a pessoa com quem você se relaciona. Detalhe: para cada retirada que fazemos na conta bancária relacional de nossos pais, amigos, são necessários três depósitos. Essa teoria explica a ruptura nos relacionamentos e também de certa maneira a construção do amor entre duas pessoas. Tudo está relacionado ao nível de servidão que você está disposto a estender à outra parte.
Para exemplificar, imagine que o amor da sua vida deseja algo que para ele (a) é essencial. Não está aqui em análise se realmente é essencial, o fato é que para ele (a) é de suma importância conseguir isso. E quando lhe comunica esse desejo você pode concluir não ser tão essencial assim essa conquista, e por conseqüência você realiza uma "poda" na aparente necessidade da pessoa que você ama (não concorda, menospreza ou até mesmo rejeita, enfim, você não serve como ela espera que você devesse servir).
Ao fazer isso, você fez uma retirada na conta bancária relacional dela, porque pra ela era essencial e somente isso importa para que a retirada aconteça. Percebe? Se você permanecer fazendo mais retiradas em decorrência da forma como trata a pessoa, pode chegar um momento que sua conta bancária relacional com ela entra no vermelho, e nós sabemos o que sucede quando uma conta chega nesse estágio: "ela pode simplesmente fechar".
Comunicar-se satisfatoriamente, desenvolver amor por si mesmo, aprender a lidar com as contas bancárias relacionais se dispondo a servir e assim manter bons relacionamentos é um processo que exige maturidade, humildade, paciência, força de vontade e acima de tudo alimentar um relacionamento diário e suficiente com Deus. Pois não se engane, é a forma como você se relaciona com Deus em seu quarto "em secreto" conotativamente falando, que será sua projeção na forma como você se relaciona com as pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário